I.I Transformações recentes na organização do espaço urbanometropolitano

Esta sublinha compõe-se de dois projetos apresentados a seguir.
a) Novas formas de arranjos espaciais: identificação, classificação das mudanças das morfologias das aglomerações urbanas
Esta atividade propõe-se a analisar os processos espaciais e econômicosociais que impulsionam a expansão e articulação entre aglomerações e centros, resultando em diferentes morfologias. Será introduzida com uma discussão sobre os conceitos existentes na literatura especializada, com enfoque nas expressões morfológicas e nos processos que lhes deram origem, publicizando e ampliando o debate conceitual sobre metropolização, periferização, suburbanização, periurbanização, assim como formação da cidade dispersa, cidade difusa, metápolis, cidade-região, megarregião, megalópolis, megametrópole, entre outras noções que remetem à expansão física e alteração no âmbito da natureza a aglomeração de urbana para a categoria urbano-regional.
Responsável: Olga Firkowski (LAGHUR/UFPR).
Equipe: Jan Bitoun (UFPE), Lívia Miranda (FASE – PE), Rosa Moura (UFPR – doutoranda), Saint Clair Trindade Júnior (NAEA/UFPA), Rosetta Mammarella (FEE) e Juciano Martins Rodriguez (Prourb-Ippur/UFRJ), César Miranda Mendes (UEM).

b) Reconfiguração Socioeconômica e Movimento Pendular nas Regiões Metropolitanas
Esta atividade de pesquisa centra-se na relevância do estudo do movimento pendular como contribuição para avaliar as tendências da reconfiguração sócio-econômica e espacial dos grandes espaços urbanos. Pretende-se que esse estudo possa auxiliar, no contexto da produção do Observatório das Metrópoles, na avaliação das tendências observadas de despolarização produtiva do território brasileiro, no que se refere ao movimento das pessoas nos aglomerados urbanos metropolitanos diante dessas novas tendências. Isso permitiria identificar semelhanças e diferenças da dinâmica intrametropolitana e intermetropolitana.
Responsável: José Irineu Rigotti (PUC-Minas).
Equipe: Rosa Moura (UFPR – doutoranda), Gislene Aparecida dos Santos (UFPR) e Érica Tavares da Silva (IPPUR/UFRJ – Doutoranda)

O laboratório da Coordenação Nacional da Rede INCT Observatório das Metrópoles está temporariamente fechado, por conta do incêndio ocorrido, no começo de outubro, no Prédio da Reitoria da UFRJ.

Pedimos que os contatos sejam realizados pelos seguintes e-mails:

Elizabeth Alves
beth@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos administrativos

Karol de Souza
karol@observatoriodasmetropoles.net

Assessoria de Comunicação

Breno Procópio
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos Acadêmicos

Juciano Rodrigues
juciano@observatoriodasmetropoles.net