Salvador

Em 2003, para inserção de Salvador na rede Metrópoles, reuniram-se três pesquisadores seniores vinculados a unidades de larga tradição e produção de análises sobre a realidade regional e nacional, o Centro de Recursos Humanos, órgão suplementar vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o LCAD – Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho e o LabHabitar – Laboratório de Habitação, ambos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Formou-se, assim, um núcleo interdisciplinar reunindo especialista na área de população, condições ocupacionais, espaço urbano, Geografia e Geoprocessamento, que vem trabalhando nas atividades afetas ao projeto nacional e em pesquisas locais. O núcleo utiliza as instalações e equipamentos dos 3 grupos que lhe darão suporte, o CRH, o LabHabitar e o LCAD. A reunião de três núcleos de pesquisa da UFBA buscou assegurar as possibilidades de ação multidisciplinar ao fazer convergir trabalho interinstitucional que é pressuposto do núcleo e da sua inter-relação com a rede Metrópoles.

No segundo semestre de 2002, o núcleo encaminhou uma solicitação de apoio à FAPESB tendo seu projeto entre aqueles bem avaliados na área das Ciências Sociais e recebendo um pequeno apoio financeiro. Ainda em 2003 este projeto foi submetido a um edital do programa PRONEX – FAPESB/CNPq recebendo recursos no valor de R$ 50.000,00 por três anos, o que permitiu um melhor desenvolvimento de suas atividades. Essas atividades foram inicialmente orientadas para: a) uma articulação com a rede de instituições integrantes do Observatório das Metrópoles, participando de encontros e seminários, discutindo a metodologia de pesquisa e os resultados já obtidos pelas equipes do Rio e de São Paulo; b) a preparação dos dados censitários que fundamentam a pesquisa e c) a realização de outras discussões e análises afetas à mesma.

Instituições integrantes

  • Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia – CRH/UFBA (coordenadora)
  • LabHabitar e LCAD da Faculdade de Arquitetura da UFBA


Dra. Inaiá Maria Moreira de Carvalho (Coordenadora Regional)

Pesquisadores Principais

  • Drª. Ângela Maria Gordilho Souza
  • Dr. Gilberto Corso Pereira
  • Dr. Nelson Baltrusis
  • Drª. Denise Vitalle Ramos Mendes
  • Drª. Márcia Esteves de Calazans
  • Drª. Ângela Maria de Carvalho Borges
O laboratório da Coordenação Nacional da Rede INCT Observatório das Metrópoles está temporariamente fechado, por conta do incêndio ocorrido, no começo de outubro, no Prédio da Reitoria da UFRJ.

Pedimos que os contatos sejam realizados pelos seguintes e-mails:

Elizabeth Alves
beth@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos administrativos

Karol de Souza
karol@observatoriodasmetropoles.net

Assessoria de Comunicação

Breno Procópio
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos Acadêmicos

Juciano Rodrigues
juciano@observatoriodasmetropoles.net