São Paulo

O Observatório das Metrópoles na Região Metropolitana de São Paulo foi criado em 1997 com a participação dos pesquisadores do NEPUR - Núcleo de Estudos de Pesquisas Urbanas da PUC/SP (fundado em 1982, no Departamento de Sociologia, sob a coordenação das Profªs. Maura Véras e Lucia Bógus) e do LABPLAN - Laboratório de Planejamento do Departamento de História e Estética do Projeto, da FAU/USP (fundado em 1995, no Departamento de Projeto na USP, sob a coordenação do Prof. Antonio Cláudio Moreira e Moreira). Criado a partir da aprovação do Projeto PRONEX/CNPq “Metrópole, Desigualdades Sócio-espaciais e Governança Urbana” sob a coordenação - em São Paulo - da Profª. Lucia Maria Machado Bógus, da PUC/SP, o Observatório foi instalado nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC/SP.

O grupo de pesquisadores do Observatório São Paulo é atualmente composto por sete pesquisadores doutores, quatro bolsistas do Programa PIBIC/CNPq, uma bolsista pós-doc FAPESP, um bolsista de doutorado FAPESP e, com apoio do Lincoln Institut, uma bolsista de doutorado CAPES e dois auxiliares de pesquisa, além de uma doutoranda, uma mestranda e um mestre. Todos os alunos desenvolvem projetos de pesquisa vinculados à temática central do Núcleo.

Além do desenvolvimento conjunto dos Projetos PRONEX, aprovados para os períodos 1997/2003 e 2003/2006, os pesquisadores do Núcleo colaboram com o LABPLAN e a SEMPLA/SP na pesquisa sobre “Territórios da Globalização” financiada pela FAPESP no Programa de Políticas Públicas e com vigência até 2006. Essa colaboração consiste em fornecer as bases digitalizadas para o município de São Paulo, sobre as quais será mapeada a distribuição das atividades econômicas ao longo dos últimos dez anos.

Além disso, as pesquisadoras Lucia Bógus e Suzana Pasternak subsidiam a análise de dados obtidos com base na RAIS e na PAEP/FSEADE. O apoio da FAPESP para o OBSERVATÓRIO/SP consistiu na concessão de uma bolsa pós-doc (em vigor) e de duas bolsas de iniciação científica, já concluídas. O Núcleo é também responsável, em São Paulo, pela publicação dos Cadernos Metrópole, periódico indexado na Library of Congress de Washington. O Observatório/SP tem ainda se ocupado de atividades de formação e capacitação em nível de pós-graduação, oferecendo, a cada dois anos, a disciplina “Questões da Cidade Contemporânea” nos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, com a colaboração de professores da Universidade de Lisboa, da FAU/USP e da PUC/SP. A assinatura de Convênio entre as instituições participantes tem viabilizado a realização desses cursos tanto em São Paulo, como em Lisboa, favorecendo ainda o intercâmbio de alunos das instituições envolvidas.

Instituições integrantes

  • Observatório das Metrópoles – Departamento de Sociologia / Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais – PUC/SP
  • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP


Dra. Lúcia M. Machado Bógus (Coordenadora Regional)


Pesquisadores Principais

  • Dra. Suzana Pasternak
  • Dra. Vera Lucia Michalany Chaia
  • Dra. Dulce Tourinho Baptista
  • Dra. Marisa do Espírito Santo Borin
  • Dra. Raquel Rolnik


O laboratório da Coordenação Nacional da Rede INCT Observatório das Metrópoles está temporariamente fechado, por conta do incêndio ocorrido, no começo de outubro, no Prédio da Reitoria da UFRJ.

Pedimos que os contatos sejam realizados pelos seguintes e-mails:

Elizabeth Alves
beth@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos administrativos

Karol de Souza
karol@observatoriodasmetropoles.net

Assessoria de Comunicação

Breno Procópio
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos Acadêmicos

Juciano Rodrigues
juciano@observatoriodasmetropoles.net