I.III O Metropolitano e Não-Metropolitano no Território Nacional: cidades brasileiras, desenvolvimento regional e planejamento territorial

Esta sublinha pretende dar continuidade ao estudo “Tipologia das Cidades Brasileiras”, desenvolvido pelo Observatório das Metrópoles de Pernambuco, sob demanda do Ministério das Cidades (2005), e atualizado no âmbito do Projeto “Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática” (2006-2008). Entende-se que a diversidade dos municípios brasileiros, em um contexto crescente de implementação das políticas nacionais de desenvolvimento territorial não pode prescindir de uma constante atenção à dimensão regional e à perspectiva de integração dos territórios municipais. Nesse sentido, o estudo objetiva monitorar e subsidiar a construção e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, nas suas relações com as políticas territoriais de desenvolvimento regional, local e agrário. Objetiva também observar as características das desigualdades inter-regionais e estudar a malha urbana para situar as aglomerações metropolitanas em seus ambientes regionais, com base na diversidade dos territórios não-metropolitanos.
Responsáveis: Tânia Bacelar de Araújo (UFPE), Jan Bitoun (UFPE).
Equipe: Anselmo Cesar (UFPE - doutorando), Saint Clair Trindade Júnior (NAEA/UFPA), Aristides Moysés (UCG), Lívia Miranda (FASE – PE) e Maria Cleide Carlos Bernal (UFC)

O laboratório da Coordenação Nacional da Rede INCT Observatório das Metrópoles está temporariamente fechado, por conta do incêndio ocorrido, no começo de outubro, no Prédio da Reitoria da UFRJ.

Pedimos que os contatos sejam realizados pelos seguintes e-mails:

Elizabeth Alves
beth@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos administrativos

Karol de Souza
karol@observatoriodasmetropoles.net

Assessoria de Comunicação

Breno Procópio
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos Acadêmicos

Juciano Rodrigues
juciano@observatoriodasmetropoles.net