Belém


Belém

As atividades do Observatório Metrópoles na Região Metropolitana de Belém são desenvolvidas desde 2000 através da colaboração entre departamentos da Universidade Federal do Pará e a FASE Programa Pará/Amazônia. Inicialmente foram desenvolvidas atividades voltadas ao estudo da metrópole Belém aplicando a metodologia comum, tendo sido completada a descrição e análise da estruturação socioespacial da Região Metropolitana de Belém com os dados do CENSO IBGE 1991, além de um estudo sobre os conselhos e a trajetória da política habitacional.

A constituição do Observatório de Políticas Públicas, Conhecimento Movimento Social na Amazônia (COMOVA) em Belém em 2004 consolida o nó Belém na rede com algumas especificidades na abordagem da metrópole na Amazônia. Na perspectiva da Região, mantém-se o estudo da Metrópole Belém e, dadas às peculiaridades na ocupação urbana, incluem ações voltadas ao estudo de pequenas e médias cidades da região, tendo como pressuposto que relações sociais urbano-rurais na Região Amazônica são intrínsecas à formação da metrópole.

O estudo das pequenas e médias cidades na Amazônia obteve financiamento da Fundação FORD e tem como objeto de estudo e intervenção cidades do estado do Pará. A participação da equipe do COMOVA na proposta para o Instituto Milênio implica na associação de atividades já em desenvolvimento na Amazônia com os eixos definidos nesta proposta, dando assim, continuidade as ações já iniciadas. A atuação do COMOVA tem se voltado para a articulação com os movimentos populares visando a qualificação da discussão urbana na Amazônia para uma atuação nos processos participativos de gestão do espaço bem como a qualificação de lideranças visando trabalhar na elaboração de instrumentos de gestão
.

Instituições integrantes

  • Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (coordenadora)
  • Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas e Orientação da Educação da UFPA
  • Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geografia da UFPA
  • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA
  • FASE/Programa Pará/Amazônia


Coordenadores Regionais

Dr. José Júlio Ferreira Lima

Dra. Ana Cláudia Duarte Cardoso

Pesquisadores Principais

  • Dra. Ana Paula Vidal Bastos
  • Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha
  • Dr. Saint Clair Cordeiro da Trindade Júnior


Pesquisadores Associados

  • doutorando Juliano Ximenes Ponte
  • doutorando José Guilherme Carvalho da Silva
O laboratório da Coordenação Nacional da Rede INCT Observatório das Metrópoles está temporariamente fechado, por conta do incêndio ocorrido, no começo de outubro, no Prédio da Reitoria da UFRJ.

Pedimos que os contatos sejam realizados pelos seguintes e-mails:

Elizabeth Alves
beth@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos administrativos

Karol de Souza
karol@observatoriodasmetropoles.net

Assessoria de Comunicação

Breno Procópio
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos Acadêmicos

Juciano Rodrigues
juciano@observatoriodasmetropoles.net