19 Jul
Cadernos Metrópole nº 41 — Mobilidade espacial da população
Lido 2020 vezes | Publicado em Chamadas | Última modificação em 19-07-2017 14:51:02
 
tamanho do texto reduzir tamanho do texto aumentar tamanho do texto
Qualifique este item
(0 votos)

A Comissão Editorial da Revista Cadernos Metrópole convida para a organização do v. 20 nº 41 os pesquisadores das diversas áreas de conhecimento, que abordam a questão urbana e regional, a enviarem textos sobre o tema "Mobilidade espacial da população no contexto das grandes aglomerações urbanas". A proposta dessa nova edição é compreender a expansão, a consolidação, as (re)configurações dos espaços urbanos e seus nexos com os processos migratórios e com os deslocamentos populacionais. O prazo limite para submeter os trabalhos é o dia 15 de setembro de 2017.

MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO NO CONTEXTO DAS GRANDES AGLOMERAÇÕES URBANAS

O estudo e compreensão das novas formas urbanas e do processo de produção do espaço revelam, dentre outras dimensões, o importante papel da mobilidade espacial da população, em geral, e da migração, em particular, como elementos constitutivos da estruturação do espaço. Compreender a expansão, a consolidação, as (re)configurações das aglomerações urbanas metropolitanas e não-metropolitanas, dos espaços urbanos e seus nexos com os processos migratórios e com os deslocamentos populacionais é a proposta deste dossiê. Busca-se também incluir estudos acerca da presença do migrante – interno e internacional – suas implicações e localizações no contexto da metropolização.

Pretende-se que o dossiê traga contribuições sobre os mais diversos aspectos acerca da mobilidade espacial da população e metropolização, a saber:

1) A migração em contextos comparativos metropolitanos nacionais e internacionais;

2) Características e especificidades da mobilidade espacial da população e metropolização;

3) Migração interna e internacional nas metrópoles no contexto da nova divisão do trabalho e globalização;

4) Mobilidade espacial da população e suas relações com os condicionantes da estruturação do espaço;

5) Mobilidade espacial da população e suas relações com a organização e composição familiar, ciclo vital e curso de vida;

6) Mobilidade intra-urbana e seus impactos na vida da população;

7) Políticas públicas e dinâmica dos deslocamentos populacionais;

8) Aspectos sociodemográficos dos fluxos e seus destinos migratórios;

9) Investigações sobre desigualdades nas condições de vida da população migrante e suas especificidades em contextos metropolitanos;

10) Limites e potencialidades das fontes de dados para o estudo da migração e mobilidades espacial da população e metropolização.

data-limite para envio dos trabalhos: 15 DE SETEMBRO DE 2017


INSTRUÇÕES AOS AUTORES

ESCOPO E POLÍTICA EDITORIAL

A revista Cadernos Metrópole, de periodicidade quadrimestral, tem como enfoque o debate de questões ligadas aos processos de urbanização e à questão urbana, nas diferentes formas que assume na realidade contemporânea. Trata-se de periódico dirigido à comunidade acadêmica em geral, especialmente, às áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Geografia, Demografia e Ciências Sociais.

A revista publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana. A revista não publica texto de graduandos.

A revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.

CHAMADA DE TRABALHOS

A revista Cadernos Metrópole é composta de um núcleo temático, com chamada de trabalho específica, e um de temas livres relacionados às áreas citadas. Os textos temáticos deverão ser encaminhados dentro do prazo estabelecido e deverão atender aos requisitos exigidos na chamada, os textos livres terão fluxo contínuo de recebimento.

Os artigos podem ser redigidos em língua portuguesa ou espanhola. Os artigos apresentados em outros idiomas serão traduzidos para o português. Na versão eletrônica, os textos serão publicados no idioma original enviado pelos autores, em inglês, francês, italiano ou espanhol, além do português.

Os trabalhos submetidos aos Cadernos Metrópole devem ser enviados pelo sistema, da seguinte maneira: (1) se o/s autor/es não possuir/em cadastro ainda, favor clicar aqui; (2) no cadastro, preencher principalmente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição (vínculo); e no campo “Resumo da Biografia” informar: formação básica, instituição de formação, titulação acadêmica, atividade que exerce, instituição em que trabalha, unidade e departamento, cidade, estado, país e telefone, de cada um; (3) depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema clicando aqui."

Os artigos NÃO devem conter nenhum tipo de identificação do(s) autor(es).

É imprescindível o envio do Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), que deve ser anexado no passo 4 da submissão.

Todos os passos para encaminhamento dos artigos podem ser consultados no link:

http://revistas.pucsp.br/index.php/acessoaberto/article/view/14743/10759


AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos recebidos para publicação deverão ser inéditos e serão submetidos à apreciação dos membros do Conselho Editorial e de consultores ad hoc para emissão de pareceres. Os artigos receberão duas avaliações e, se necessário, uma terceira. Será respeitado o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

Caberá aos Editores Científicos e à Comissão Editorial a seleção final dos textos recomendados para publicação pelos pareceristas, levando-se em conta sua consistência acadêmico-científica, clareza de ideias, relevância, originalidade e oportunidade do tema.

COMUNICAÇÃO COM OS AUTORES

Os autores serão comunicados por email da decisão final, sendo que a revista não se compromete a devolver os originais não publicados.

OS DIREITOS DO AUTOR

A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas. Cada autor receberá dois exemplares do número em que for publicado seu trabalho.

O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser enviado juntamente com o artigo.

O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).

Acesse no link as Normas para Apresentação dos Artigos.

DOSSIÊS TEMÁTICOS

Nos últimos anos o Comissão Editorial da Revista Cadernos Metrópole passou a implementar um conjunto de estratégias voltadas ao aprimoramento do periódico, cuja essência é a de lidar com a problemática urbana contemporânea. A partir da edição de nº 26 passou-se a lançar Dossiês Temáticos, ao mesmo tempo em que se manteve a rotina de publicar um conjunto de trabalhos submetidos livremente pelos autores na plataforma da revista. A estratégia foi bem sucedida, dando mais dinamismo e ampliando o diálogo da revista com os seus vários públicos.

A seguir a lista das edições com o título dos Dossiês Temáticos.

Cadernos Metrópole nº 38 — Território e trabalho em tempos de crise

Cadernos Metrópole nº 37 — Planejamento Urbano e Regional: percursos e desafios

Cadernos Metrópole nº 36 — A Saúde na Cidade

Cadernos Metrópole nº 35 – Formas de Provisão de Moradia

Cadernos Metrópole º 34 | Os desafios do desenvolvimento nacional

Cadernos Metrópole nº 33 | Dossiê Águas urbanas

Cadernos Metrópole nº 32 – Gentrificação na cidade contemporânea

Cadernos Metrópole 31 - Teoria Urbana na América Latina

Cadernos Metrópole nº 30 – Mobilidade Urbana nas Metrópoles Contemporâneas

Cadernos Metrópole nº 29 – Sustentabilidade e Justiça socioambiental nas Metrópoles

Cadernos Metrópole nº 28 – Direito à Cidade na Metrópole

Cadernos Metrópole nº 27 – Representação Política e Governança Metropolitana

Cadernos Metrópole nº 26 – Subjetividade e Cultura na metrópole contemporânea


Leia também:

Cadernos Metrópole é A1 no Qualis Capes

 

 



Etiquetado como: